Brócolos
Acompanhamentos, Almoço & Jantar, Receitas

Um molho de brócolos e duas receitas

Pois é, decidi que esta era a semana dos brócolos no Glow Chef.

– Oh, porquê?

Perguntas tu…

– Olha, porque sim!

Respondo eu… Não, brincadeira, não te ia responder assim 🙂

É a semana dos brócolos porque este é um dos vegetais que mais se come cá em casa e por isso tenho muitas receitas para partilhar e algumas para experimentar.

Por outro lado, os brócolos são ótimos do ponto de vista nutricional e bem baratos, por sinal (ok, rimou mas não foi de propósito).

As vantagens nutricionais dos brócolos

Poucas calorias, imensa fibra (bons para a barrigudinha), têm vitaminas A, C, e K, folatos e ainda quantidades muito significativas de cálcio, ferro e zinco. Em resumo, bons antioxidantes, protectores face a alguns tipos de cancro, contra as anemias e ainda a osteoporose.

Receitas, por favor…

Hoje partilho duas receitas que faço habitualmente ao jantar, quando cozinho os brócolos como acompanhamento. Isto significa que toda a família come…

Brócolos a vapor com cajú – uma receita inspirada pela Amelia Freer e, como habitual, simplificada por esta Glow Chef incapaz de seguir instruções de fio a pavio (devo ter AD/HD…);

Brócolos assados com gengibre e alho – esta é inspirada numa receita do livro Back to Basics, da Ina Garten (Barefoot Contessa) mas com ingredientes um pouco diferentes porque não gosto muito de acrescentar queijo a torto e a direito (levava parmesão) e porque, afinal, vos prometi “made easy”!

Brócolos

Brócolos a vapor com cajú

Ingredientes

para 2 pessoas

  • 1 cabeça de brócolos
  • 1 chávena de chá de cajú ligeiramente tostado
  • Sumo de metade de 1 limão
  • 1 colher de café de sal marinho
  • 1 colher de café de pimenta preta moída
  • Azeite virgem extra (inspira-te no livro do Edgardo Pacheco)

Método

Corta a cabeça de brócolos em floretes com uma grossura cerca de uma polegada, para não demorarem muito a cozinhar. Lava bem – já me aconteceu ter habitantes vivos entre os raminhos dos brócolos…

Se o teu cajú estiver cru, aquece uma frigideira ao lume sem gordura. Quando estiver bem quente, coloca o caju e vai abanando a frigideira para o caju ir virando e torrar de forma uniforme. Deve demorar uns 4 a 5 minutos no máximo. Tira a frigideira do lume e deita o cajú num prato pois se o deixas na frigideira fria vai continuar a torrar e, eventualmente, queimar.

Numa frigideira ou tacho onde os brócolos caibam numa camada coloca água a uma altura de cerca de meio centímetro – é mesmo um “fundinho”. Põe os brócolos dentro da água e coloca ao lume, tapando o tacho. Quando estiver a ferver, baixa o lume e deixa cozer por 5 minutos.

Ao fim dos 5 minutos, junta o cajú torrado. Deixa cozer por mais 5 minutos.

No final do tempo, tira os brócolos e o cajú para a taça de servir. Tempera com o sal, a pimenta preta, o sumo de limão e o azeite. Está pronto a servir.

Fica ótimo tanto com carne como com peixe ou mesmo parte de um menu vegetariano.

Se sobrarem, o que é natural com esta quantidade, podes perfeitamente guardar para o dia seguinte.

Brócolos

 

 

Já agora, esta maneira de cozinhar os brócolos a vapor no tacho (ou frigideira) é ótima mesmo quando os queres cozinhar simples. É um excelente antídoto para brócolos desfeitos e descolorados por excesso de cozedura na água.

 

 

Brócolos assados com gengibre e alho

Ingredientes

para 2 pessoas

  • 1 cabeça de brócolos
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 cm de raiz de gengibre ralado
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
  • 1 colher de café de sal marinho
  • 1 colher de café de pimenta preta moída
  • Opcional: uma espremidela de sumo de limão

Método

Liga o forno a 180º e deixa aquecer enquanto preparas os ingredientes.

Corta a cabeça de brócolos em floretes com uma grossura cerca de uma polegada, para não demorarem muito a cozinhar. Lava e seca-os bem.

Numa tigela, deita por cima dos brócolos o óleo de coco, o alho, o gengibre, o sal e a pimenta. Envolve bem.

Deita os brócolos temperados num tabuleiro de forno (eu forro os meus com papel de alumínio, para não ter muito trabalho a lavar) e assa por 10 minutos.

Ao fim deste tempo, vem abaná-los um bocado, para não agarrarem ao tabuleiro. Deixa assar por mais 10 minutos. Nesta altura tira do forno e, se quiseres, salpica com sumo de limão espremido.

E está pronto!

Espero que gostes… Amanhã há mais.

Artigos Relacionados

5 pensamentos sobre “Um molho de brócolos e duas receitas

  1. claudia brito marques diz:

    recomendo brócolos a vapor com o molho da Ella, do Deliciously Ella: mel, azeite e tahini (com cajus ou outro fruto seco torrado por cima). bom fds

    1. Sílvia diz:

      Obrigada Cláudia! É realmente delicioso 🙂

  2. Ana Neto diz:

    Descobri este blog pq estou de férias e queria fazer algo saboroso, saudável e facil, a ideia inicial era uma receita com brócolos mas não resisti em visitar mais umas quantas receitas que me vão inspirar num futuro próximo, depois de ser mãe comecei a alterar a alimentação em casa, não é facil, tenho procurado muitos blogues e acho que este vai de encontro às minhas expectativas, sem farinhas processadas e super saboroso e saudável, um grande bem haja e continuação de boas receitas, bjtos

    1. Sílvia diz:

      Ana, que bom feed-back! Fico feliz por encontrares aqui receitas úteis para os teus objetivos. Não hesites em sugerir algum ingrediente ou mesmo tipo de refeição que gostasses de ver aqui mais detalhado. Muitas felicidades para o bebé e toda a família! Bj. Sílvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *