Cá estamos no Outono!
Com estas mudanças de estação várias coisas acontecem: não sei como me vestir (ora está frio ora está calor), o cabelo começa a cair e invariavelmente há uma constipaçãozinha…
É por isso que assim que encontrei a sugestão para esta sopa a fiz no momento. Mas vamos andar um pouco para trás, que vale a pena explicar o contexto.
The Doctor’s Kitchen
Para todos aqueles (e aquelas) que pensam que alimentação saudável – e internet – é coisa de miúdas, tenho aqui a prova em contrário:
Hi! My name’s Rupy Aujla, I’m an NHS doctor with a speciality in General Practice and I love creating healthy recipes using ingredients that may have health benefits!
Pois é … um médico residente em Inglaterra que, além do seu trabalho normal no National Health Service, também se dedica a partilhar conhecimento sobre o que é alimentação saudável, incluindo receitas. Obrigada Rupy!
Uma sopa que reforça o sistema imunitário
De acordo com o Rupy:
Both Watercress and Cauliflower are cruciferous vegetables rich in isothiocyanates with incredible health benefits that range from anticancer properties to preventing osteoporosis as well as reducing allergy symptoms.
Ou seja, tanto a couve-flor como o agrião são vegetais crucíferos cujo consumo tem benefícios numerosos para a nossa saúde – antioxidantes, anti-alérgicos, ricos em cálcio … Fantástico.
Também podes aprender um pouco mais sobre as propriedades do agrião neste artigo do Sapo: lê aqui.
A receita
Como habitual, alterei um pouco a receita original… Mas pouco: simplesmente usei mais couve-flor, troquei os ceboletes por uma cebola e juntei o sumo de limão, que é muito útil por eu ter aumentado a couve-flor pois equilibra o seu sabor adocicado. Também alterei um pouco o método, para lavar só uma panela.
Ingredientes
para 6 doses
- 1 couve-flor média (700-800 grs)
- 1 molho de agrião (150-200 grs; ou um pacote de agrião já lavado)
- 2 alhos descascados
- 1 cebola branca cortada às rodelas
- sumo de meio limão
- 750 ml de água a ferver
Método
Lava bem a couve-flor e corta em pedaços pequenos.
Lava bem os agriões e corta os talos mais rijos (se usares um pacote de agrião já lavado, este passo é dispensável).
Põe a cebola ao lume com duas colheres de sopa de água e tapa. Deixa suar um pouco em lume médio, por 3 minutos. Junta o alho e mexe. Deixa a panela tapada, ao lume, por mais 2 minutos.
Junta a couve-flor e a água quente. Levanta um pouco o lume até ferver. Volta a baixar o lume (queres uma fervura calma) e tapa parcialmente a panela. Deixa cozer por 10 minutos.
Junta o agrião e coze por mais 5 minutos. Tempera com sal e pimenta.
Passa a sopa com a varinha mágica (ou como preferires). Junta o sumo de meio limão.
Prova e acerta o tempero. Eu ponho normalmente pouco sal.
E está pronta – uma sopa saudável e saborosa em cerca de 25 minutos!
Fiz a sopa de agrião e couve-flor …uma delícia e super fácil! Obrigada pela partilha.
Obrigada Dora!
Que bom que gostou 🙂
Bj.