Smoothie Detox de Ananás
Pequeno Almoço, Receitas, Smoothies

Smoothie detox de ananás

Smoothie Detox… porquê?

Em janeiro, quando se fala de comida, nutrição, ou outro tema qualquer, todas as conversas acabam em “DETOX”. Além disso é o início do ano e por isso temos também todas as resoluções que fizemos, estamos a fazer ou queremos vir a fazer. O “detox” está frequentemente entre elas, no meu caso individual logo no top 3 🙂

Eu não sou a favor de regimes muito restritivos porque me deixam de péssimo humor, além do que está frio (no hemisfério norte) e por isso preciso mesmo de comer.

O ananás ajuda no detox!

A alternativa que encontrei é privilegiar alimentos que pela sua composição nutricional ajudam o organismo a eliminar os excessos do Natal. Um deles é o ananás.

Sempre gostei de ananás, mesmo o mais azedo, só não adoro descascá-lo. Por isso, muitas vezes acabo por já o comprar preparado – descascado e sem o centro que é mais duro. Não é o mais sustentável, eu sei. Até porque neste caso falamos de abacaxi, que vem de avião… Ninguém é perfeito!

Ingredientes deliciosos e nutritivos

Este smoothie detox combina vários ingredientes fantásticos para esta época e para o nosso grande objetivo detox:

Smoothie Detox de Ananás

O ananás é rico em bromelaína, uma enzima anti-inflamatória e facilitadora da digestão; fibras solúveis  e fitoesteróis normalmente associados à redução do colesterol e a promoção de um intestino saudável; vitamina C, com toda a sua ação antioxidante e fantástica para nos proteger das constipações; entre outros… É realmente um “super-alimento”!

Os espinafres são também uma excelente fonte de nutrientes antioxidantes, além de terem uma boa dose de folato, uma vitamina do complexo B que ajuda a proteger da anemia e das malformações congénitas.

A spirulina é aqui a fonte de proteínas, mas traz também outros nutrientes importantes, como uma boa dose de potássio, cálcio, ferro, vitamina B6 e vitamina E. Tem um gosto forte a mar… convém começar por uma dose pequena e ir aumentando à medida que nos vamos habituando.

O baobab, por seu lado, tem um gosto fresco – algo cítrico – e tem também muita vitamina C.

Por último, a banana é excelente para o sistema nervoso, a tensão arterial e dá energia!

Smoothie Detox de Ananás

 

Aqui vai a receita:

SMOOTHIE DETOX DE ANANÁS

Prep Time5 mins
Cook Time2 mins
Total Time7 mins
Servings: 1 copo

Ingredients

  • 2 rodelas de ananás
  • 1/2 banana
  • 1 colher de chá spirulina
  • 1 colher de chá baobab
  • 1 chávena de chá  espinafres baby
  • folhas de hortelã (opcional)
  • 1 copo água de côco, leite de côco ou leite de amêndoa (sempre sem açúcar!)

Instructions

  • Podia dizer - e funciona - atira com tudo para a liquidificadora e bate... Mas ia parecer que não me estava a esforçar. Bom, se tiveres uma Bimby, é mesmo assim!
  • No caso da minha, que é KitchenAid, dá jeito um pouco de diplomacia para ficar com um smoothie mesmo "smooth".
  • Assim, bato primeiro o líquido escolhido com as folhas de espinafres. Depois deito os super-alimentos (em pó) e a fruta e volto a bater. Desta vez começo numa velocidade média e vou aumentando até à máxima, que resulta numa textura aveludada e faz essas bolhinhas que veem na foto.
Smoothie detox de ananás
Author: Sílvia Almeida
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 1 copo
Ingredients
  • 2 rodelas de ananás
  • meia banana
  • 1 colher de chá de spirulina
  • 1 colher de chá de baobab
  • 1 chávena de chá de espinafres baby
  • Opcional: umas folhas de hortelã
  • 1 copo de água de côco, leite de côco ou leite de amêndoa (sempre sem açúcar!)
Instructions
  1. Podia dizer – e funciona – atira com tudo para a liquidificadora e bate… Mas ia parecer que não me estava a esforçar. Bom, se tiveres uma Bimby, é mesmo assim!
  2. No caso da minha, que é KitchenAid, dá jeito um pouco de diplomacia para ficar com um smoothie mesmo “smooth”.
  3. Assim, bato primeiro o líquido escolhido com as folhas de espinafres. Depois deito os super-alimentos (em pó) e a fruta e volto a bater. Desta vez começo numa velocidade média e vou aumentando até à máxima, que resulta numa textura aveludada e faz essas bolhinhas que veem na foto.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *