Quinoa
Acompanhamentos, Receitas

Quinoa: modo de usar este ingrediente

A quinoa é uma das novidades da alimentação atual, em termos de visibilidade e utilização. O Jamie Oliver até a cita ironicamente como “ingrediente da moda” no seu último programa…

É originária da América do Sul, mais precisamente dos Andes, onde cresce em condições climatéricas bastante agrestes.

É um pseudo-cereal, o que significa que parece um cereal e é usada como tal, mas na realidade é uma semente. Tem várias qualidades nutricionais importantes, entre outras(*):

  • Contém todos os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas, contrariamente a outras fontes de proteína vegetal, daí dizermos que “tem muitas proteínas”.
  • É naturalmente isenta de glúten.
  • É rica em fibra e em minerais como ferro, magnésio e fósforo.
  • Tem níveis baixos de gordura saturada, colesterol e sódio.
  • Tem componentes antioxidantes (manganês).

Na minha cozinha, a quinoa tornou-se um básico, o equivalente alimentar de um par de jeans confortável 😉

Rápida de cozinhar

Os pacotes dizem 10 a 15 minutos e é verdade que se pode cozer como um arroz. Mas, com o meu método para gente ocupada, só tens que estar por perto durante 5 minutos, nos restantes 5 ou 10 a quinoa trabalha sozinha!

Super saudável

Como é naturalmente isenta de glúten e tem todos os aminoácidos essenciais (proteína completa), a quinoa é perfeita para quem é intolerante ou mesmo alérgico ao glúten e para desportistas que têm como objetivo defender ou aumentar a massa muscular.

No meu caso específico, não sou propriamente uma atleta mas tenho grande cuidado com a ingestão de proteínas – no passado tive problemas vários por falhas a esse nível – entre os quais a queda de cabelo – e o passar dos anos também não ajuda.

A quinoa é muito versátil

A quinoa em grão pode integrar qualquer refeição tanto como prato principal como em acompanhamento.

Podes usar eventuais sobras na sopa, ao jantar, num dia que queiras comer menos e desintoxicar um pouco.

Também encontras quinoa em flocos. Não te vou enganar, esta versão não me agrada particularmente, assim sozinha. Sabe a papel 🙁

Mas, quando estava desesperadamente à procura de formas de me ver livre do saco que tinha comprado descobri uma aplicação fantástica: em substituição de pão ralado! É que eu detesto os “males escondidos” e acho o pão ralado um deles… Usando flocos de quinoa não estou a juntar glúten aos meus pratos e até estou a aumentar o teor de proteínas da refeição, há melhor?

Há quem faça uma papa de quinoa ao pequeno almoço, como se fosse aveia, mas esta versão ainda não experimentei – um desafio para o futuro próximo.

Onde comprar quinoa

Hoje a quinoa é muito fácil de encontrar nos supermercados, normalmente todos têm uma área de alimentos integrais, saudáveis e/ou biológicos. Mas, em caso de dificuldade, também se vende online.

Método básico para cozinhar quinoa

(Para duas pessoas)

Ingredientes

  • 1 chávena de chá de quinoa (a minha chávena habitual leva 160 grs de quinoa crua)
  • 2 chávenas de água quente
  • Sal marinho ou sal rosa dos Himalaias

Para mais pessoas, mantém sempre a proporção 1 de quinoa para 2 de água, funciona para qualquer quantidade.

Método rápido

Passa a quinoa por água, para eliminar a saponina, que além de amarga tem alguma toxicidade. Atenção que os grãos são pequenos, o melhor é usar um passador de malha apertada. Também pode ficar de molho por umas horas…

Põe a quinoa num tacho, com a água. Tempera com um pouco de sal. Deixa ferver durante 5 minutos e nessa altura desliga o lume. Deixa o tacho descansar tapado durante mais dez minutos, vais ver que a quinoa fica no ponto – translúcida, com o seu “anel de Saturno” (o germe) à vista, mas sem ficar mole nem empapada.

Método habitual

Segundo o método mais habitual, quando a água com a quinoa começa a ferver temperas com uma pitada de sal, reduzes o lume para o mínimo e deixas cozinhar por 10 a 15 minutos. Convém verificar o processo de cozedura aos 10 minutos e juntar água se for necessário.

Esta é a semana da quinoa. Amanhã há mais receitas 🙂

E, entretanto, mais receitas de quinoa aqui no Glow Chef:

Quinoa de limão e gengibre

Tomates recheados com quinoa, tomate seco e pinhões

Rolo de carne de perú com ervas

 

Subscreve a newsletter Glow Chef para não perderes nenhuma novidade!

 

(*) Fonte: Quinoa, de Clea; Éditions La Plage.

Artigos Relacionados

2 pensamentos sobre “Quinoa: modo de usar este ingrediente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *