Entrevistas

Glow Chef Questionnaire: a Cláudia responde

Fiquei mesmo super feliz quando mais uma leitora do Glow Chef, a Cláudia Brito Marques, aceitou o desafio de responder ao Glow Chef Questionnaire.

A Cláudia é jornalista, tem dois filhos super fofinhos e está a mudar a sua alimentação para se sentir mais “Glow”, ter mais energia e, no longo prazo, saúde.

As respostas da Cláudia

Qual é a tua refeição favorita?

De há uns meses a esta parte, o pequeno-almoço. Como introduzi recentemente algumas mudanças na minha alimentação (cortei com o leite de vaca e evito farinhas refinadas, açúcar e gorduras hidrogenadas) o pequeno-almoço é sempre um desafio e tento que seja sempre diferente e variado. Deito-me, invariavelmente, a pensar no que vou comer na manhã seguinte.

Qual é o teu prato favorito? 

Costeletas de borrego. Sou completamente obcecada por costeletas de borrego (com hortelã, ou alecrim, na brasa…)

Que prato cozinhas melhor – aquele que fica sempre bem?

Pratos “de tacho” como rancho ou favas com entrecosto.

E que prato te sai sempre mal?

Sopas e sobremesas não são muito a minha praia… E nunca me saem grande coisa. As primeiras, porque não tenho grande imaginação. As segundas, porque como não sou muito de as comer, também não sou muito de as fazer…

Quais os três ingredientes que levavas para uma ilha deserta?

Coentros frescos, batata doce e ovos.

Onde mais gostas de fazer compras?

No Mercado de Alvalade, onde me encontram todos os sábados de manhã. Já faz parte da nossa rotina familiar. Tomo lá o pequeno-almoço e é onde compro legumes, frutas, carnes, queijos, pão, peixe para a semana…

Qual o teu equipamento de cozinha favorito?

Já diz o Jamie e é verdade… O escorredor para salada (aquele de girar) é essencial para saladas bem secas. A diferença nas saladas do antes para o depois do escorredor é abismal. Eu sou uma pessoa que come muita salada e não há nada mais triste que uma salada murcha, a escorrer líquido…

O que é que tens SEMPRE no frigorífico?

Ovos. Alimento mais nutritivo, completo e versátil de sempre.

Chá ou café?

Café. De cafeteira italiana. Lote extra (da Mariazinha, em Alvalade). Ai, que cheirinho…

Qual o teu livro de cozinha favorito?

Comecei a comprar livros de cozinha recentemente, devido às mudanças que imprimi na minha alimentação. Como tenho experimentado ingredientes novos, que até então não utilizava, os livros da Deliciously Ella e dos Green Kitchen Stories têm-me sido bastante úteis e inspiradores.

Tens um restaurante favorito? Qual?

Adega da Bairrada (Alvalade). Comida tradicional. Qualidade /preço imbatível. Barulhento (ainda que tenha melhorado com obras recentes). Especialidades: pernil (estilo fumado e cozinhado a vapor) com enchidos e grelos/couves; cozido à portuguesa; cabidela; bolo folhado com doce de ovos (não há descrição possível de tão bom que é)

A melhor música para cozinhar é…

O som de copos de vinho a brindarem, enquanto cozinhamos.

Artigos Relacionados

One thought on “Glow Chef Questionnaire: a Cláudia responde

  1. claudia brito marques diz:

    o prazer foi meu…
    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *