3 receitas infalíveis para manhãs produtivas
Será o pequeno-almoço uma arte perdida? Nesta vida urbana moderna, que inventámos e tanto estimamos, vai faltando tempo para coisas fundamentais. Uma delas é o pequeno-almoço…
Eu, como tantos adolescentes, achava que era cool não comer de manhã. Nem tinha fome. Saía a correr às 7h00 para apanhar o autocarro, queria lá saber. É claro que pelas 11h00 da manhã estava completamente esgotada, com o estômago colado às costas e muita dificuldade em ouvir os professores, mesmo nas minhas disciplinas favoritas. Quando tocava para o intervalo ia a correr comprar qualquer coisa – nada mais nada menos que um chocolate, um pacote de bolachas, uma “bomboca”! … Lembram-se das bombocas? Para quem não é desse tempo, aqui fica uma descrição sumária: uma nuvem de marshmallow fofa e branquinha com uma fina camada de chocolate à volta. Enfim, dificilmente seria uma boa refeição.
Felizmente aprendi umas coisas desde aquele tempo e não saio de casa sem tomar o meu pequeno-almoço, com aquilo que eu escolho (e não o que há nesse dia no café da esquina) e que varia conforme o que vou fazer: ginásio? trabalho sentada? passeio? Também varia conforme a temperatura exterior claro – no Verão é sempre um pequeno-almoço fresquinho 🙂
Não tenho fome… não tenho tempo…
O argumento da falta de fome é rapidamente ultrapassado pelo hábito. Somos seres racionais, com poder sobre o corpo, porque não usá-lo para o nosso bem-estar?
O segundo argumento, que deves estar a pensar neste momento preciso é “ah, mas eu não tenho tempo!”. Pois, bastam 10 minutos para tomar um bom pequeno almoço, que sustente a atividade física e intelectual da manhã, e que defenda a estabilidade do nível de açúcar do sangue de forma que não mordas ninguém de irritação, pelas 11h30, porque estás em hipoglicémia.
3 sugestões infalíveis para manhãs produtivas
Aqui ficam 3 sugestões de pequeno-almoço, todas elas realizáveis de manhã em menos de 10 minutos e que te vão pôr a brilhar, como se pretende no Glow Chef. Se as fores rodando ao longo da semana, tens um pequeno-almoço diferente todos os dias!
Vê as receitas nos links aqui:
- Smoothie de frutos vermelhos e espinafres
- Flocos de aveia com maçã e canela
- Torrada com abacate e chuva de lima
Lista de compras para uma semana de pequeno-almoço Glow Chef:
- 1 pacote de frutos vermelhos mistos congelados
- 1 embalagem de leite magro (versão vegan: leite de amêndoa sem adoçantes)
- 1 pacote de espinafres baby ou de rúcula
- 1 pacote de sementes de chia
- 1 pacote de flocos de aveia finos (de preferência sem glúten)
- 1 moinho de sal rosa dos Himalaias
- 3 maçãs da variedade que preferires (eu adoro as reinetas, mas sei que não é a norma)
- 1 embalagem de canela em pó
- 1 pão de centeio integral ou 1 pão sem glúten (a Miolo tem vários deliciosos)
- 1 abacate Hass (são os de pele mais rugosa, prefiro porque são mais macios)
- 2 limas (de preferência biológicas)
- Opcional: uma embalagem de flocos de malagueta; uma banana muito madura.