Pequeno-almoço saudável e super fácil
Flocos de aveia: um pequeno-almoço saudável
Os flocos de aveia são uma alternativa saudável de pequeno-almoço, baixo em gordura, rico em proteínas e em hidratos de carbono complexos, daqueles que precisamos para ter energia e pensar como deve ser.
Além disso, apresentam um conjunto importante de vitaminas e minerais que fazem deles um verdadeiro ‘super alimento’, perfeito para quem quer alimentar-se de forma saudável. E ainda por cima, é tão fácil de preparar.
Não tens flocos de aveia em casa? Compra rapidamente!
Já expliquei como cozinhar os flocos de aveia, de forma a ficarem sempre perfeitos. Não percas a receita aqui. Mas também podem ser preparados de forma crua e é esse o tema deste artigo.
Overnight oats – o que é?
Basicamente, “overnight oats” são flocos de aveia crua, demolhados durante a noite.
Os flocos de aveia crus não são assim tão simples de digerir pelo corpo humano. Por isso vemos muitas receitas de “overnight oats” – os flocos de aveia estão crus mas foram demolhados por um período longo num determinado líquido, que os vai amolecer e de certa forma “cozinhar”, para os tornar mais digeríveis e por isso mais saudáveis. Por isso, se preferes experimentar a aveia crua, opta por preparares a tua taça na noite anterior.
A receita é fácil e rápida!
- Flocos de aveia
- Leite ou sumo à escolha
- Opcional: canela, sementes de chia, coco ralado
- Toppings: fruta, iogurte, frutos secos, sementes… conforme o dia e a disposição!
- º – Pesa a tua dose
- Eu faço 30 gr de flocos de aveia crus por pessoa mas as receitas podem ir até 50 grs por pessoa, habitualmente.
- º – Escolhe o leite ou sumo
- Aqui sou tradicionalista: opto sempre por uma versão de leite – leite de vaca magro, leite de amêndoa ou leite de côco (de beber, não o da lata!).
- Mas há quem use sumos, como sumo de maçã, por exemplo, que é muito usado nas receitas de
- bircher muesli – uma receita de aveia “durante a noite” tipicamente suíça.
- º – Mistura, tapa e põe no frigorífico
- Como cá em casa cada um tem os seus gostos, faço sempre as doses individuais. Deito o leite (ou sumo) a olho, mais ou menos 1 centímetro acima da altura dos flocos, misturo com uma colher para os flocos ficarem bem impregnados, tapo e ponho no frigorífico.
- Quando quero juntar sementes de chia, junto-as também neste momento, para elas também aproveitarem o líquido e darem uma consistência mais pastosa aos flocos. Também gosto de adicionar um pouco de canela ou de coco ralado – na proporção de 1 colher de chá por taça de flocos.
- º – De manhã, finaliza com toppings à escolha
- Em primeiro lugar, podes juntar um pouco mais do teu líquido, se tiver ficado muito seco durante a noite. Depois escolhe a fruta fresca, as sementes, os frutos secos, uma colher de iogurte … o que quiseres. E já está, um pequeno-almoço completo, saudável, que não leva mais de dois minutos a fazer. Há melhor?
E tu, já experimentaste?
Quais são os teus toppings favoritos?
Se tiveres curiosidade, vê ainda estas receitas de bircher muesli:
- Do Jamie Oliver
- Da Donna Hay