Um smoothie delicioso
O Verão tem muitas coisas boas e a fruta é uma delas!
Durante três meses, esta estação proporciona-nos uma “tempestade perfeita” de cores e sabores, que trazem o espírito mais empedernido pelo stress do dia a dia de volta à Natureza 🙂
Começando pelos laranjas dos alperces, pêssegos e nectarinas do início do Verão, até aos roxos e verdes das ameixas, melões e figos que nos levam até ao final das férias – passando pela alegria escarlate dos morangos e da melancia – não há como resistir a este apelo do açúcar natural …
Smoothie ao pequeno-almoço? Sim!
E é mesmo assim que eu gosto de começar as minhas manhãs: com um simples prato de fruta madura ou, melhor ainda, com um smoothie que me dá toda a alegria da fruta e ainda uma dose matinal de verdes que me equilibram a todos os níveis.
A fruta: melão e mirtilo
No ano passado descobri esta combinação, que rápidamente se tornou favorita mas por qualquer razão não cheguei a partilhar aqui: melão e mirtilo. Do ponto de vista visual não é o ideal, já que os mirtilos escurecem qualquer mistura e os vegetais não melhoram a coisa, mas garanto que o sabor compensa!
Este smoothie tem a vantagem adicional de introduzir um dos frutos mais antioxidantes – os mirtilos – numa combinação fora do normal, longe da habitual mistura de “frutos vermelhos”. Não é que não goste, é só que gostamos de variar 😉
O melão, por seu lado, que comido à sobremesa nem sempre “assenta bem”, aqui não pesa nada na digestão.
E mais, o melão não é só delicioso. É um fruto muito diurético, ajudando na eliminação de toxinas do corpo e tem na sua composição uma série de vitaminas e minerais que o tornam também interessante como antioxidante.
Assim, se precisavas de mais motivação para experimentar esta receita, aqui está!
Os verdes
Aqui faço uma mistura de espinafres e agrião: uma combinação fantástica de nutrientes e fibra, com o toque de picante que vem dos agriões.
Atenção: não exageres na quantidade dos agriões. Mantém a proporção de 3 de para 1, 3/4 de cup de espinafres e 1/4 de cup de agrião. Caso contrário, o sabor delicado desta combinação de fruta desaparece completamente. Já me aconteceu, infelizmente.
Também fica bem juntar umas folhas de hortelã a esta mistura. Eu não o fiz aqui, mas quanto tenho umas folhas bonitas, junto sempre.
Proteínas?
Faço este smoothie em duas versões, dependendo dos meus objetivos:
- versão simples, de digestão super rápida, quando quero fazer exercício a seguir;
- versão proteica, quando quero uma digestão mais lenta – basicamente, quando não quero ter fome por muito tempo.
Como fonte de proteínas podes usar uma das seguintes:
- Proteína de cânhamo, com um sabor mais terra;
- Proteína de ervilha, um sabor mais neutro;
- Spirulina (ou espirulina) – porque estamos no Verão e o tema é mar, porque não investir num pacote desta micro-alga super rica em proteínas, vitaminas (incluindo B12), antioxidantes, minerais, etc…?
A ter só uma destas em casa, eu voto na spirulina. É realmente um super-alimento, perfeito para equilibrar uma refeição detox como um smoothie.
Aqui vai a receita:
Smoothie Detox de Melão e Mirtilos
Ingredientes
para um copo grande
- 1 cup de melão maduro, sem casca nem pevides
- 1 cup de mirtilos frescos ou congelados
- sumo de 1 limão
- 3/4 de cup de espinafres
- 1/4 de cup de agrião
- 1 colher de chá de Spirulina (opcional, lê a minha opinião acima)
- Água ou água de coco para ajustar a consistência
Método
Coloca todos os ingredientes menos a água no copo misturador.
Bate tudo até estar homogéneo.
Ajusta a consistência com um pouco de água fria ou mesmo água de coco. Como o melão tem muita água, pode não ser preciso.
Caso os mirtilos sejam frescos, pode apetecer juntar uma ou duas pedras de gelo…
Como vês, não podia ser mais fácil!
Experimenta e partilha aqui os teus comentários, ou no Instagram!
Lê mais:
Sobre o melão, AQUI.
Sobre o mirtilo, AQUI.
Sobre a espirulina, AQUI.
Sobre o agrião, AQUI.
E mais receitas de smoothies ótimas aqui no Glow Chef: AQUI.