Saudável numa noite de frio:
Naqueles dias em que chego a casa e só me apetece enrolar no sofá, de preferência à lareira – que não tenho… – o melhor jantar é mesmo uma sopa! É leve, fácil de fazer e muito saudável como refeição, desde que tenha alguns cuidados com os ingredientes.
Na realidade, quando falo de “cuidados” estou a pensar mais no que devo incluir, não tanto no que devo excluir… Contrariamente ao que é hábito quando se fala em alimentação saudável!
Alimentação saudável é muito mais o que comes do que o que evitas comer!
Então… Uma refeição saudável deve ter proteínas, vegetais, um pouco de hidratos de carbono complexos e, sobretudo, deve dar prazer.
Durante o Inverno, acho importante ingerir alimentos que me protejam do frio, em termos de imunidade e combate à inflamação. Basicamente, quero evitar doenças e manter a minha energia top – é no Inverno que preparamos a estação do bikini, não esquecer 😉
A abóbora é um ingrediente antioxidante
Desde que há abóboras inteiras à venda nos supermercados que gosto de ter uma “cabaça” inteira na cozinha. Acho divertido… Lembram-se desta palavra – cabaça? É um bocado vintage…
A abóbora-menina tem muita vitamina A e C, cálcio, magnésio, potássio e fibra. É, por isso, uma forma saudável de aumentarmos a nossa imunidade face a inflamações e radicais livres. Por outro lado, tem também uma influência positiva no trânsito intestinal, na pele e no cabelo. Ouro sobre azul!
Usar na sopa: cozida ou assada?
Normalmente corto a abóbora em cubos e faço a sopa da forma tradicional – cozida em água, com os restantes ingredientes. Como fiz esta sopa num fim-de-semana, experimentei a versão assada. Demora mais mas não dá trabalho nenhum, é o forno que faz o trabalho extra.
Receita de Sopa de Abóbora e Coco
Ingredientes da sopa
- 1 abóbora-butternut
- 1 curgete sem casca
- 1 cebola descascada e cortada em cubos
- 2 dentes de alho sem pele e picados
- 200 ml de leite de coco
- 750 ml de água quente
- 2 cm de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- Sal marinho
- Pimenta
Método
Liga o forno a 180ºC e deixa aquecer.
Parte a abóbora no sentido do comprimento e tira as sementes. Como a minha era bem comprida, parti ainda em dois no sentido da largura.
Coloca a abóbora num tabuleiro de forno forrado – acredita, a limpeza fica muito mais fácil!
Assa no forno por 40-45 minutos até ficar bem macia, com a pele bronzeada como na foto.
Enquanto a abóbora está no forno, aquece a água.
Põe os alhos, cebola e curgete num tacho ao lume (sem gordura) e junta cerca de 500 ml da água quente. Guarda o resto da água para ajustar a textura da sopa quando a passares.
Deixa ferver, nessa altura baixa o lume e coze por 20 minutos.
Quando a abóbora estiver pronta, tira a pele e junta a polpa aos legumes e água. Nesta altura junta também o gengibre, o leite de coco, a colher de vinagre de sidra e tempera com sal e pimenta. Bate tudo com a varinha mágica. Se achares demasiado grossa, junta um pouco de água. Ajusta os temperos ao teu gosto.
E agora, os toppings!
Toppings na sopa? Para quê?
Ah, pois é! A chave para tornares uma sopa numa refeição completa, saudável e muito satisfatória está em juntares texturas diferentes e garantires TODOS os nutrientes fundamentais.
Nesta sopa juntei:
- sementes de abóbora ligeiramente tostadas
- folhas de coentros
- uma colher de chá de leite de coco
Assim, juntei proteínas, gorduras saudáveis e equilíbrio de sabores com os coentros e as sementes, que atenuam o sabor adocicado da sopa com a sua frescura e sabor salgado.
Muitos parabéns Silvia pelo teu blog!! Gosto muito!! Continua a dar-nos receitas boas e saudáveis!
Obrigada Anita! Ainda bem que gostas 🙂