Flocos de Aveia com Maçã e Canela
Pequeno Almoço, Receitas

Flocos de aveia com maçã e canela

Para quem vai ter uma manhã exigente fisicamente.

Flocos de aveia, “oats” ou “porridge”, são o melhor pequeno-almoço que podes tomar quando precisas de ter energia, muita e constante, durante a tua manhã. E garanto que não vais ter fome até ao almoço!

Atenção: a preparação da compota de maçã é feita na noite anterior. Faz uma boa quantidade, para durar vários dias. Podes comê-la a todas as refeições.

Flocos de aveia com maçã e canela
Recipe Type: Pequeno-Almoço
Cuisine: Saudável
Author: Sílvia Almeida
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 2 doses
Para quem vai ter uma manhã exigente.
Ingredients
  • 150 ml de água quente
  • 3 maçãs descascadas e cortadas em cubos
  • 2 colheres café de canela em pó, separadas
  • 150 ml de água
  • 150 ml do leite à tua escolha
  • 50 gr de flocos de aveia
  • sal rosa dos Himalaias
Instructions
  1. À noite, enquanto vês um episódio da tua série favorita, põe ao lume (no mínimo) um tacho ou frigideira com tampa, com 150 ml de água quente, as maçãs em cubos e a colher de café de canela. Usa um temporizador de cozinha ou, melhor ainda, o telefone, para vires desligar o lume após 30 minutos. Deixa arrefecer e guarda numa caixa no frigorífico.
  2. De manhã, num tacho pequeno ou numa frigideira, aquece 150 ml de água e 150 ml do leite à tua escolha, misturados. Quando estiver quente, junta os flocos de aveia e uma pitada do sal rosa dos Himalaias. Vai mexendo até ficar com consistência cremosa, como um arroz doce – demora 5 minutos, no máximo.
  3. Para mim, esta dose dá para duas vezes. Assim, distribui por duas taças, uma para comeres no momento, outra para outro conviva ou para outro dia (guarda tapado, no frigorífico).
  4. Na taça que vais comer nesse momento, decora com uma porção de maçã cozida, uma colher de chá de sementes de chia e a segunda colher de café de canela. E pronto, é só comer!
  5. Da vez seguinte que optares por este pequeno almoço, já tens tudo feito. Se gostares dele frio, é mesmo só juntar a compota de maçã, as sementes de chia e a canela à aveia. Mas se quiseres aquecer, podes pôr a aveia no microondas, uns segundos, com um pouco de leite por cima.
  6. As maçãs também aguentam ser aquecida por uns segundos no micro-ondas (no meu, bastam 40 segundos para ficarem mornas). Neste caso, junta a canela e as sementes de chia depois.
Notes
Aqui considero tempo de preparação de 30 minutos todo o processo da compota de maçã.

Artigos Relacionados

One thought on “Flocos de aveia com maçã e canela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *