A alimentação saudável é às vezes vista como cara. No meu entender isso não é verdade, nem em termos de ingredientes nem em termos de métodos de cozinha. Mas há, obviamente, alguns truques para melhorar a poupança a todos os níveis.
O forno permite cozinhar com pouca gordura e com pouco acompanhamento. Por isso, os assados são muito frequentes nas minhas refeições.
Por outro lado, o forno é dos eletrodomésticos que mais energia consome, curiosamente. Por isso, quando uso o forno faço questão de usar todo o espaço livre. Assim não só poupo energia como fico com mais refeições, se não prontas pelo menos adiantadas.
Ontem sugeri uma receita de sopa que leva abóbora assada. Ao mesmo tempo assei outros legumes, que fizeram acompanhamento para mais duas refeições.
Quando a experimentares, ficará certamente algum espaço por utilizar no teu forno…
Aqui ficam sugestões de coisas que podes preparar e assar simultaneamente, para usar mais tarde:
Maçãs assadas
Esta é uma das minhas sobremesas favoritas, que posso comer desde o pequeno-almoço até ao jantar, passando pelo lanche ;
Cenouras bebé assadas
Super práticas, é só lavar, temperar e levar ao forno durante 30 minutos.
Batata doce assada
Esta é a base de uma refeição saudável muito reconfortante durante o Inverno. Se nunca experimentaste, aconselho vivamente. Pica as tua
s batatas com um garfo e assa por 45 – 60 minutos (conforme o tamanho das batatas).
Tofu
O tofu é muito usado, a título de piada, como exemplo de comida saudável com pouco interesse. Concordo, se o comeres diretamente do pacote 🙂
Experimenta cortá-lo em cubos ou palitos, temperá-los bem com sal, pimenta, curcuma e alho em pó. Se tiveres, põe também um pouco de paprika fumada. Assa por 30 minutos. Usa em cima de sopas, saladas ou até nuns rolinhos “estilo” sushi.
Há mais ideias, ficam para a próxima!
E tu, tens sugestões? Que fazes habitualmente para aproveitar o forno ligado?