Hoje os flocos de aveia voltaram a ser uma opção de pequeno-almoço. Depois de anos e anos no esquecimento, pelo menos em Portugal, são agora considerados uma alternativa das mais saudáveis para um início de dia equilibrado e saudável.
E porquê?
Segundo Pedro Carvalho, nutricionista e professor universitário, no seu artigo “A de Aveia” (jornal Público, Life&Style), a aveia, não passando por um processo de refinação muito agressivo, mantém uma quantidade relevante de fibra, vitaminas e minerais, que fazem dela um excelente alimento com efeitos no combate ao colesterol (total e LDL) pelo seu teor de beta-glicanos; e uma fonte de vitamina B1, B3, ácido fólico, vitamina E, fósforo, ferro, magnésio e zinco.
Felizmente, a tendência de consumo da aveia é positiva!
O Instagram e o Facebook estão cheios de fotos, incluindo algumas minhas, de taças de papas de aveia complementadas com os mais diversos “toppings”: fruta, sementes, frutos secos, manteiga de frutos secos, iogurtes, adoçantes … uma infinidade de opções, ao gosto pessoal de cada um.
Agora… como é que se cozinham?
Há duas grandes opções para usar os flocos de aveia: crus ou cozinhados. Hoje falamos dos cozinhados – o porridge inglês.
Se optares pelos flocos mais finos, podes fazê-las de manhã mesmo num dia de trabalho, demora apenas 5 minutos.
Este método tem sido completamente à prova de bala – nunca ficaram mal, independentemente do tipo de líquido que use.
Ingredientes
Por pessoa
- 30 grs de flocos de aveia
- 100 ml de um leite à escolha (animal ou vegetal)
- 100 ml de água fria
- Sal marinho
- Opcional: uma pitada de canela em pó ou um pedaço de pau de canela.
Método
1º pesa a tua dose de aveia
Uso 30 gramas por pessoa, mas se fores um atleta precisas de mais.
2º escolhe o teu leite
Aqui aconselho a fazer uma mistura de leite, seja ele qual for, com água, em proporções iguais (50/50). Só com água fica pouco interessante e só com leite fica demasiado cremoso.
Por cada 30 grs de aveia, uso 200 ml de líquido total, ou seja 100 ml de leite e 100 ml de água. Se a tua dose de flocos de aveia for maior do que 30 grs, mantém a proporção entre o peso da aveia e a quantidade de líquido.
Nota – para o caso de estares com sono 😉 usa a calculadora do telefone e divide o peso da aveia que usares por 0,15; esta conta dá-te a medida do total de líquido que precisas. Divide por 2 para medires o leite e a água.
3º escolhe os temperos
Às vezes tempero só com sal mas na maioria dos casos junto uma pitada de canela. Estamos a falar de pitadas mesmo, um vislumbre de sabor mas nada de muito declarado.
4º põe ao lume
Eu uso uma frigideira. Deixo aquecer o leite com a água. Junto os flocos de aveia e deixo levantar fervura. Nessa altura baixo o lume, junto o sal e a canela e vou mexendo. Ao fim de 5 minutos estão cozinhados, com uma maravilhosa consistência de arroz doce 🙂
5º divide em taças e escolhe os toppings
Agora no inverno eu ponho: mais canela, fruta cozida (maçã ou frutos vermelhos), sementes de chia e, eventualmente, umas nozes ou amêndoas partidas. Ah! … e uma colher de iogurte de côco ou iogurte natural magro.
Vejo muitas receitas que juntam mel ou xarope de acre (maple syrup). Eu acho enjoativo e nunca ponho. Aconselho-te a fazeres o mesmo, habitua-te ao sabor mais puro, sem açúcar.
Tens um método diferente deste? Partilha aqui!
E partilha também as fotos dos teus flocos de aveia no Instagram, identificando @glowchef. Vamos gostar de ver!