É oficialmente a semana do romance!
Dia de São Valentim
Não é que eu acredite em romance com hora marcada mas o São Valentim é uma excelente desculpa para fazermos um esforço adicional – esforço no bom sentido – para nos sentirmos bem connosco próprias e com aqueles que amamos.
Eu gosto particularmente da definição de São Valentim que se estende além do amor e engloba a amizade. Porque não? No espírito daquele meu colega americano que neste dia punha uma flor no cacifo de TODAS as colegas do sexo feminino. Era querido. Aqui fica a ideia…
Precisas de uma energia extra?
Em termos de bem-estar, a energia e a boa disposição são o tema. Se fores como eu, nesta altura do Inverno já precisas de uma ajudinha extra.
Assim, hoje sugiro dois super-alimentos que estão associados a este efeito: o cacau crú e a maca.
Eu não defendo que uma alimentação saudável necessite de super-alimentos. Mas como não vivemos debaixo da terra, antes pelo contrário, somos impactadas diariamente com mensagens, sugestões e ideias de receitas … E a curiosidade desperta.
Assim, resolvi ir falando aqui daqueles que eu acho úteis. Que potencialmente complementam os nossos objetivos de saúde e bem-estar.
O cacau crú
Todos conhecemos o cacau: matéria-prima chave de um alimento mimo por excelência, o chocolate!
Na sua versão mais pura, o cacau crú encerra em si um potencial nutricional muito rico, de grande capacidade antioxidante entre outros efeitos benéficos.
Não é por acaso que o Dr. Weil, sumidade norte-americana dedicada à alimentação de longevidade – ou seja, anti-inflamatória – inclui o chocolate preto (mais de 70% de cacau) na sua pirâmide alimentar. Ora aí está uma pirâmide que apreciamos!
Não confundas o que menciono aqui com as barras de chocolate que vês perto das caixas de supermercado… Aqui estamos a falar de um chocolate com poucos ingredientes e uma concentração de cacau muito superior à média. Mas que também já é fácil de encontrar no comércio, felizmente para nós!
E também já encontras facilmente o cacau em si, que é um ingrediente fantástico para pequenas sobremesas e snacks caseiros deliciosos, sem nenhum dos ingredientes indesejados característicos dos alimentos processados.
As duas formas mais habituais são em pó e em pepitas, que são basicamente grãos de cacau picados de forma “grosseira”.
Benefícios do cacau crú
O cacau é rico numa variedade de minerais importantes como o magnésio, enxofre, cálcio, ferro, zinco, cobre, potássio e manganês.
O consumo de alimentos ricos em magnésio está associado (pela literatura) a um equilíbrio da química cerebral, nomeadamente um efeito anti-depressivo, ao reforço da composição óssea e a um efeito regulador da pressão arterial e ritmo cardíaco.
O enxofre, pelo seu lado, é considerado como o mineral da beleza, promovendo a saúde do cabelo, o reforço das unhas e o brilho da pele.
O cacau também aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é uma das hormonas ditas “da felicidade” – mais um empurrãozinho na boa disposição que tanto precisamos neste fim de Inverno!!
E o segundo superalimento energisante e estimulante…
A maca
A maca é vegetal, um tubérculo originário do Perú e que cresce nas montanhas dos Andes. É um vegetal da família das crucíferas, por isso relacionado com as couves, os bróculos e o kale.
Até nós chega-nos a versão em pó, feito a partir do tubérculo seco.
É habitualmente apelidado de “viagra natural”… Apesar de não existirem ainda estudos extensivos que o confirmem, é atribuído à maca um poder regulador da fertilidade tanto humana como animal. Mas mesmo que não contando com ela para temas de fertilidade per se, podemos talvez contar com o seu poder afrodisíaco… 😉
Composição nutricional da maca
Na sua composição nutricional encontramos proteína e fibra, às quais se juntam algumas vitaminas e minerais relevantes: vitamina C e vitamina B6, cálcio, ferro, cobre, potassium e manganês.
Tem mais amido que as suas familiares e por isso o seu conteúdo em hidrato de carbono é superior. Mas isso não é um problema se estivermos a falar de uma colher de sopa de vez em quando.
E seja como for, do meu ponto de vista a maca é interessante como antioxidante e estimulante, mas também como ingrediente: o seu sabor lembra o caramelo e fica muito bem tanto com sobremesas à base de cacau e chocolate, como em smoothies.
E como não poderia deixar de ser, despeço-me com uma receita para mimares alguém muito querido este São Valentim. Trata-se de uma receita crua, muito fácil, mas que tem o efeito desejado esta semana: promove o romance e a boa disposição!
Bolinhas Cruas de Cacau e Morango
Ingredientes
(para 20 a 24 bolinhas, conforme o tamanho)
- 14 tâmaras medjool
- 70 gr de avelãs tostadas
- 1 colher de sopa de manteiga de avelã ou de amêndoa
- 1 colher de chá de óleo de côco derretido
- 3 colheres de sopa de cacau crú
- 1 colher de sopa de pepitas de cacau cru (cacao nibs, ou grãos de cacau picados)
- 1 colher de sopa de maca
- Meia chávena (cup) de morangos biológicos liofilizados (encontras nas lojas e supermercados bio)
Método
Tira os caroços às tâmaras e parte-as em dois.
Coloca as tâmaras no processador de alimentos e pica duas ou três vezes.
Junta o resto dos ingredientes – excepto os morangos – e volta a picar desta vez de forma contínua, até obteres uma consistência de massa grossa. As avelãs vão ficar partidas em pedaços bem visíveis e é assim mesmo!
Deita a massa obtida num prato, separa em cerca de 20 pedaços e usa as palmas da mão para formar umas bolinhas compactas. Eu uso uma colher de fazer bolas de gelado como dose…
Esmaga os morangos liofilizados com a ajuda de um rolo de massa (ou usa um mini processador de alimentos) e coloca o pó grosso resultante num prato raso. Rola as bolinhas já preparadas sobre o pó de morangos, de forma a que os grãos adiram ao exterior e fiques com as bolinhas pintadas de cor-de-rosa.
Conserva as tuas bolinhas no frigorífico. São ótimas como snack e como sobremesa.
Avelãs tostadas
Se quiseres tostar as avelãs em casa:
- Aquece o forno a 180 graus C.
- Coloca as avelãs já pesadas num tabuleiro metálico e põe no forno.
- Marca o temporizador para 5 minutos. Ao fim deste tempo sacode o tabuleiro e marca mais 5 minutos.
- Vai fazendo a mesma coisa, sempre de 5 em 5 minutos, até sentires um cheirinho de avelã tostada na cozinha. Deve demorar entre 15 e 20 minutos, no total.
- Tira o tabuleiro do forno e deita as avelãs com cuidado num pano de cozinha seco.
- Dobra o pano sobre as avelãs e esfrega devagarinho, para lhes tirar a pele.
- Separa as avelãs das peles e reserva (ou usa na receita acima).
Mais receitas Glow Chef com cacau, às quais também podes juntar uma colher de sopa de maca:
Rocky Road de Chocolate e Avelã