O novo livro da Deliciously Ella
Quem me conhece já vai sabendo que sou super fã da Ella Mills, do blog que hoje é quase um império: Deliciously Ella.
Francamente, já gostei mais do blog em si, a última renovação de layout para mim tornou-o difícil de navegar e menos transparente. Mas a Ella é uma brisa de ar fresco, sempre sorridente, alegre, “para cima”. E tem uns cães adoráveis. E a Mae Deli, o restaurante que abriu em Londres também é muito “Ella”. Vale a pena a visita. Fazem um Turmeric Latte de chorar por mais.
Os livros da Ella são ótimos e muito bem desenhados, para o meu gosto pessoal. Se tiveres curiosidade, podes vê-los nestes links:
Por isso, apesar de já ter dois, acabei por fazer pre-order do terceiro. Vê bem, pre-order! Já tinha idade para ter juízo mas bom… Chama-se Deliciously Ella with Friends. É um livro diferente, menos conversador que os anteriores, mas nem por isso pior. Continua a ser muito bonito, as fotografias são um ponto forte da Ella, e tem receitas que eu acho francamente originais.
Barrinhas de cereais caseiras são um snack saudável
A primeira que resolvi experimentar foi a “Honey and Lemon Breakfast Bars” – barrinhas de pequeno-almoço – que é também a primeira receita do livro.Para mim, funcionam como barrinhas de snack, porque eu não como coisas muito doces ao pequeno-almoço.
E ficaram barrinhas vegan e sem glúten!
Não foi um grande transtorno, porque substituí por xarope de ácer (maple syrup), ainda por cima biológico, e assim as barrinhas tornaram-se vegan e menos doces. Dupla vantagem.
A grande falha da receita é não dar a dimensão do tabuleiro onde enformar as barras, que na realidade são raw também, por isso só vão ao frigorífico. Eu usei a minha forma de brownies quadrada 20 x 20 e foi grande demais para a receita. As barras ficaram finas demais e não muito bonitas. Tenho que as repetir.
Eu guardei as barrinhas no frigorífico e com o tempo foram ficando ainda mais deliciosas. Muito mais satisfatórias do que barrinhas de compra. E mais baratas também.
Se quiseres experimentar, aqui fica a receita na versão Glow Chef.
Alterei alguns passos na execução da receita porque me fizeram mais sentido em termos de facilidade e do gostinho final: eu não gosto de sumo de limão aquecido, acho que fica amargo, por exemplo. Também me parece mais prático usar o robot para misturar tudo, em vez de fazer à mão. E, obviamente, prefiro uma versão vegan, substituindo o mel – eu intitulo-me “part-time vegan”.
Ingredientes
(para um tabuleiro 15×15 aproximadamente)
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 3 colheres de sopa de xarope de ácer biológico
- Sumo e raspa de um limão biológico (não encerado)
- 1 colher de sopa de tahini
- 70 grs de sementes de abóbora
- 6 tâmaras medjool sem caroço e cortadas em pedaços
- 110 grs de flocos de aveia (usei sem glúten)
- 2 colheres sopa de sementes de chia
- uma pitada de sal (usei Sal Rosa dos Himalaias)
Método
Começa por forrar o tabuleiro que vais usar com papel vegetal. Escolhe um que seja mais pequeno que o meu de 20×20 cm…
Põe o óleo de coco e o xarope de ácer num tacho pequeno em lume muito brando. Quando a mistura estiver quente e homogénea tira do lume e junta o sumo de limão, misturando bem.
No robot de cozinha (ou na Bimby) pica as sementes de girassol de forma grosseira, para manter alguma textura. Deita-as numa taça.
No mesmo robot, pica as tâmaras de forma a obter pedaços do mesmo tamanho das sementes picadas. Nessa altura, deita no robot a raspa de limão, o tahini, as sementes de chia, o sal e a aveia. Faz “Pulse” umas vezes para misturar tudo.
Deita a pasta que obtiveste na taça com as sementes de abóbora e junta o líquido morno (o óleo com o xarope de ácer e o sumo de limão).
Deita a massa das barrinhas na forma que escolheste, comprime bem – eu entortei uma colher neste processo, se calhar as mãos funcionam melhor 😉 – e põe no frigorífico por 2 ou 3 horas para que tudo fique bem agarrado.
Depois é só cortar as barrinhas e comê-las!
Um aparte: descobri que as formas ideais para sobremesas e barras cruas são as de silicone por isso já tenho um projeto de shopping.