Super-alimentos… oiço esta palavra e penso logo em coisas como spirulina, maca, chia, açaí… Penso em alimentos exóticos, que não sabemos bem utilizar e que são bastante caros, quando comparados com os nossos alimentos mais habituais.
Super-alimentos com um perfil nutricional rico e benéfico para a saúde
Há alimentos muito abundantes, nos quais não pensamos muito mas que têm um potencial nutricional muito positivo. Têm um valor em muito superior ao seu preço e muitas vezes estes até nos são oferecidos.
Salsa, coentros e alho: super-alimentos baratíssimos
Estes três alimentos, que consideramos meros condimentos, são super-alimentos de direito próprio que trazem benefícios para a saúde que justificam um esforço para maior consumo diário.
A salsa tem efeitos antioxidantes, tonificantes, diuréticos e ainda anti-artrite reumatóide.
Os coentros têm uma acção bactericida e fungicida, além de contribuírem para a regularidade intestinal.
O alho, por seu lado, é conhecido por ser antioxidante, anti-tumores, estimulante das defesas do organismo, um antibiótico natural e ainda redutor do colesterol.
Se tiveres curiosidade, há um livro ótimo que detalha os benefícios destes três super-alimentos: “Os 50 super alimentos portugueses“, dos nutricionistas Pedro Carvalho e Vítor Hugo Teixeira.
Eu uso estes 3 super-alimentos todos os dias!
Nos smoothies:
A salsa e os coentros ligam bem com todas as frutas e combinações. As minhas favoritas são
- os coentros com ananás e papaia ou ananás e manga;
- a salsa com frutos vermelhos ou com com maçã e kiwi.
Nas saladas:
Considero a salsa e os coentros como folhas de salada de direito próprio, tal como alface e rúcula. Misturo as folhas nas saladas verdes.
Uso também em combinação com feijão frade e atum – uma salada muito tradicional mas excelente, saudável e fácil de preparar.
Em “salsa mexicana”:
Um picado de tomate, cebola roxa, um dente de alho e folhas de coentros, constitui um condimento saboroso para combinar com hamburguer, com bife de frango grelhado e mesmo um peixe no forno.
Ainda no tema mexicano, incluo sempre coentros no guacamole que preparo em casa.
Nas carnes picadas:
Quando faço alguma coisa com carne picada, junto sempre pelo menos dois dentes de alho e uma chávena de salsa ou de coentros picados. Vê aqui a receita de rolo de carne de perú.
Alho em pó é ainda mais prático
Mais prático, tão saudável como o alho fresco, o alho em pó é daquelas coisas que eu levaria para uma ilha deserta!
Super-alimento, super fácil, super rápido de usar – básicamente tempero todas as carnes e todos os legumes com alho em pó, além dos habituais sal e pimenta. Na realidade, às vezes o alho em pó permite reduzir a quantidade de sal que uso, tal é o seu sabor.