3 receitas para um regresso em beleza
Almoço & Jantar, Pequeno Almoço, Receitas

3 receitas para um regresso em beleza

O regresso…

Não sei como foi contigo mas eu estas férias excedi-me um bocadinho… venho assim mais redondinha.

Bebi vinho muito mais vezes do que devia e de repente também gosto de gelados! E comi mais gelados este Verão do que no últimos 10 anos, culpa das maravilhosas geladarias que abriram em Lisboa e ainda de um passeio pela Sicília, onde provei o melhor gelado de pistácio sempre.

Agora que estou de volta – ao trabalho, à cozinha, ao ginásio – tenho que voltar à minha roupa também.

Que fazer?

Para isso basta voltar à minha alimentação equilibrada, que eu não sou de dietas. Quando cozinho, há decisões que tomo que tornam as minhas receitas imediatamente mais leves. Se tens curiosidade, aqui vão:

  • nunca faço pequenos-almoços com açúcar adicionado
  • como fruta mas normalmente não bebo sumos
  • raramente como queijo
  • não uso pão na culinária (como pão como tal, quando tenho vontade, nunca escondido)
  • não uso farinhas em molhos
  • não faço fritos
  • não compro enchidos e por isso não os como
  • laticínios para mim resumem-se a iogurte natural (NUNCA com açúcar, gosto do activia natural) e leite meio-gordo

As minhas refeições são muito simples: tenho o cantinho das proteínas, o cantinho dos hidrato de carbono e a zona dos vegetais, que ocupam geralmente metade do meu prato.

Se te apetece experimentar esta forma de comer, aconselho-te a veres estas receitas, que são um excelente início… Clica nas imagens para ler as receitas.

Pequeno-almoço

Começa por tomar um copo de água morna com limão. Além de te acordar suavemente, tem um efeito alcalinizante sobre a digestão, o que é – dizem os entendidos – anti-inflamatório, ou seja, bom!

Depois, prepara esta aveia com compota caseira de maçã e canela, para teres energia durante toda a manhã. Sugestão enquanto o tempo está quente: faz de véspera e come fria.

 

Cozinhar Flocos de Aveia Deliciosos

Almoço

Para um almoço rápido, com um elevado teor de gorduras saudáveis e que até pode ser levado para o trabalho: wraps de cavala com abacate e vegetais. Podes brincar com esta receita e variar a proteína – atum, ovos cozidos, filetes de sardinha, tofu assado… até fatias de fiambre de perú. Tudo boas ideias!

Almoço Ómega 3: Wraps de Cavala com Abacate e Vegetais

Jantar

E para um jantar vegetariano, que é leve mas reconfortante: couve-flor e lentilhas, duas receitas que fazem uma refeição anti-stress.

Couve-flor e Lentilhas

Para terminar, faz uma tisana de camomila que saboreias calmamente ao serão. Além de promover um bom sono, também ajuda a digestão.

6 pensamentos sobre “3 receitas para um regresso em beleza

  1. florda diz:

    Tenho 107 kilos quero reduzi los ate pelomenos 80, o que faço?

    1. Sílvia diz:

      Olá 🙂
      Obrigada pela tua mensagem.
      A primeira coisa que eu te aconselho a fazer é procurar o apoio de um nutricionista – alguém que entenda os teus objectivos e que te ajude a criar um plano alimentar adequado.
      Em segundo lugar – ou, mais precisamente, em simultâneo – aconselho-te a iniciares uma atividade física regular. Também aqui convém teres um conselho profissional, até porque é muito importante que a atividade seja adequada à tua condição física atual e iniciada de forma gradual, sem exageros de intensidade. Na realidade, 30 minutos diários de caminhada “ativa” têm já benefícios significativos para o metabolismo e a saúde em geral.
      É também importante ajustar expectativas: perder 27 quilos não é projeto para 1 mês. Quando eu fiz o regime que me permitiu perder 10 quilos, há muitos anos, fi-lo em 3 meses. Mas depois não tive recaídas – reaprendi a comer e a viver com o meu peso de equilíbrio. Um detalhe curioso: estava proibida de me pesar, pelo próprio médico. Nesses três meses fiz exatamente o que me disse e nunca me pesei. Ainda hoje só me peso quando obrigada 😉
      Por último, aconselho-te a reduzir ao máximo os alimentos processados. Aprende a cozinhar ingredientes naturais e faz as tuas próprias refeições. Assim, tens muito mais controlo sobre o que comes.
      Último dos últimos: se, quando tiveres o teu plano alimentar, precisares de ajuda para o concretizar em termos das receitas que respeitem as orientações que te são dadas, podes contar com o Glow Chef! Terei muito gosto em ajudar.
      Boa sorte!

  2. Krystel diz:

    Vou MUITO experimentar a receita da couve flor com lentilhas! Uma dúvida: quando dizes “como fruta mas normalmente não bebo sumos”, também de referes a sumos naturais?
    Continuação de um excelente trabalho! 💚

    1. Sílvia diz:

      Olá Krystel!
      Sim, estou a referir-me a sumos naturais à base de fruta – os de pacote nem considero!! 😉
      Os sumos são frescos e muito agradáveis mas têm imenso açúcar, ou seja frutose. A frutose infelizmente converte-se sempre em gordura, no nosso corpo – não conseguimos “queimar” este tipo de açúcar nem com muito exercício físico. E tem outros inconvenientes… O site “I Quit Sugar” é excelente para aprender um pouco sobre isto.
      Eu como fruta todos os dias mas estou a controlar a quantidade. E, sobretudo, prefiro não beber açúcar.
      Os smoothies têm a vantagem, face aos sumos, de ter mais fibra e outros ingredientes como legumes, gorduras saudáveis e até proteínas. Mesmo assim, não bebo mais de 2 ou 3 por semana.
      Se fizeres um sumo só de legumes, o que acabo de dizer é menos relevante. Mesmo assim, não têm grande valor nutricional. Água faz melhor 😉

  3. Rita diz:

    Tudo boas ideias. E fotos lindas. Obrigada querida Silvia

    1. Sílvia diz:

      Olá Rita,
      Obrigada pelo teu feedback tão positivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.