Sopa de Brócolos e Espinafres
Alimentação Saudável, Receitas, Sopas

Sopa de brócolos e espinafres: detox

Sopa de brócolos … não é a forma mais frequente de comer brócolos aqui em Portugal, mas é bom!

Mas antes… um pouco de contexto ?

Uma das minhas fraquezas são as séries americanas… Sempre fui bastante fã do país em geral e depois de lá ter vivido dois anos, há uma componente de nostalgia romântica que só é satisfeita com doses massivas de “americana”. E algumas séries são exatamente a injecção diária que preciso – não todas!

Há uns anos havia uma que se chamava “Numbers“, na qual uns génios matemáticos ajudavam o FBI a resolver uns casos. Uma combinação de NCIS com A Teoria do Big Bang, para teres uma ideia. Um dos personagens “génio” era francamente avariado da cabeça em vários sentidos e a alimentação era um deles. A certa altura só comia alimentos brancos… Literalmente.

Alimentação saudável é colorida

Com toda a informação que hoje há, eu fico surpreendida quando me deparo com pessoas que ainda pensam que é preciso fazer regimes muito restritivos para comer de forma saudável.

Patologias à parte, a verdade é que quanto mais variada é a alimentação, mais saudável consegue ser. E uma alimentação variada é uma alimentação colorida!

Come mais brócolos e outros legumes verdes

Ingredientes tão acessíveis como uns simples brócolos ou uns espinafres podem ter um efeito muito mais benéfico do que os pós mais exóticos (e caros).

Começa logo pela barriguinha … Quando sinto que está mais preguiçosa, uns dias com sopa verde ao jantar e a coisa rapidamente normaliza.

Depois, temos o fundamental efeito alcalinizante, ou anti-inflamatório.

Eu dou muita importância ao equilíbrio ácido/alcalino na alimentação porque habitualmente como proteínas animais – carne, ovos e peixe, que têm um efeito acidificante – e procuro compensar com vegetais numa proporção 70/30. Gostava de dizer que consigo fazer 80/20 mas além das benditas proteínas também como mais chocolate do que devia e por isso vou ser completamente honesta aqui.

Sopa verde detox e anti-inflamatória

Sopa verde detox e anti-inflamatória

Eu faço várias sopas verdes… Esta é uma receita nova, original da Natasha Corrett (Honestly Healthy) que se insere perfeitamente no tema da semana – os brócolos.

Infelizmente correu mal da primeira vez que fiz por isso fiz as minhas adaptações ao método. Apesar das receitas da Natasha serem interessantes e diferentes, e valer a pena respeitá-las para aprender outras técnicas e “alargar o repertório” (como diria a Donna Hay).

Também juntei um “topping”. A verdade é que um topping torna um prato de sopa muito mais interessante, com uma variação de texturas e sabores. E permite variar de refeição para refeição, evitando aquela sensação “Oh, não! Esta sopa outra vez!”

Receita de Sopa de Brócolos e Espinafres

Ingredientes

para 4-5 pessoas

  • 350 grs de brócolos
  • 2 talos de aipo
  • 150 grs de espinafres congelados
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola branca
  • Meia chávena de chá de salsa
  • Meio abacate
  • Raspa e sumo de meia lima
  • 1 litro de água a ferver
  • Sal marinho

Método

Começa por lavar muito bem os vegetais e a salsa. A melhor maneira de o fazer é usar uma taça grande ou até o lava-loiças, encher com água bem fria e deixar os vegetais de molho por 10 minutos. A terra agarrada aos verdes acaba por se soltar e assentar no fundo do recipiente. Deita fora essa primeira água e dá uma passagem com água limpa.

Corta a cebola em rodelas e pica o alho.

Tira os fios dos talos de aipo e corta-os também em pedaços pequenos.

Corta os brócolos em pedaços pequenos. Podes incluir o talo, desde que cortes a camada exterior, demasiado rija.

Põe a tua panela de sopa favorita ao lume com 2 colheres de sopa de água fria, a cebola, o aipo e o alho. Deixa amolecer uns minutos – 3 a 4 – mas sem deixar queimar.

Junta os espinafres, os brócolos e a raspa da lima, e também 500 ml de água a ferver.

Coze por 20 minutos. Tira do lume.

Corta a metade do abacate em cubos.

Junta a salsa, a raspa de lima, o abacate, um pouco de sal e uma colher de sopa de sumo de lima.

Bate tudo com a varinha mágica (ou outra forma de batedeira que uses).

Ajusta a consistência da sopa ao teu gosto juntando, ou não, mais água.

Tempera com sal. Prova – cuidado, não te queimes – e avalia se precisas de mais sumo de lima ou tempero. Vai ajustando até estar ao teu gosto.

Isto parece vago mas na realidade o que me aconteceu quando fiz a sopa pela primeira vez foi que juntei o sumo de lima todo de uma vez juntamente com a raspa da lima, como diz a receita original, e a sopa ficou demasiado ácida.

Os vegetais ou a fruta não são sempre iguais, nem em sabor nem em conteúdo em água, por isso temos que navegar um pouco à vista e ganhar sensibilidade ao nosso gosto.

E o topping?

Este topping é bastante fácil: folhas de salsa e sementes de girassol e de abóbora tostadas, temperadas com tamari.

 

Como vês, além de muito saudáveis, os brócolos são um vegetal bem versátil, que vale a pena conhecer melhor.

Se quiseres ver mais receitas com brócolos, vê este post aqui.

Mas um ponto positivo: as crianças comem brócolos sem grandes problemas. E, no caso das tuas não gostarem, dá-lhes couves de bruxelas uma vez… Vais ver a cotação dos brócolos a subir em flecha!

?

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *